quinta-feira, 5 de novembro de 2009

ANALISE: FORZA MOTOSPORT 3 XBOX 360






A briga pelo melhor simulador automobilístico é ferrenha no mundo dos games. Enquanto um tenta oferecer gráficos de ponta e customização, outro aposta no número de conteúdo e interação entre usuários. No fim das contas a realidade é só uma: o vencedor é aquele que consegue divertir o jogador, não o que tem mais o fator X ou Y. Isso porque é um pouco difícil adicionar inovação a algo tão clássico como as corridas de automóveis em circuitos fechados. Neste caso, a melhor maneira de agradar o jogador é oferecer um título com várias opções diferentes e uma jogabilidade agradável e viciante.

Pois os donos do Xbox 360 podem comemorar neste sentido. Forza Motorsport 3 é um título que conta com muito de tudo. São vários veículos disponíveis, além de um número considerável de circuitos, tudo isso embalado em um game que chama atenção pelo seu acabamento, boa jogabilidade e belo visual. Além disso, o game traz a atualização de alguns recursos presentes em sua última versão, tornando ainda melhor aquilo que já era considerado bom pela grande maioria dos jogadores.

Para quem não conhece a série, "Forza Motorsport" é um título de corrida cuja premissa é permitir que o jogador participe de eventos automobilísticos, fazendo uso de diversos carros. Eles são divididos por classes distintas, onde cada uma engloba características como velocidade, peso, dentre outros fatores que influenciam diretamente em sua atuação durante as corridas. Ao participar dos eventos promovidos pelo game, o jogador tem acesso a um número cada vez maior de veículos, além de contar com a possibilidade de modificar sua estrutura original, fazendo diversos ''tunings'' e melhoramentos e ganhando assim mais potência e eficiência na pista.

A jogabilidade do game continua muito boa. Logo no início surge a pergunta: que tipo de jogador você é? Caso a resposta seja ''sou apenas um jogador casual'', então o game se adaptará automaticamente para esta premissa, equilibrando melhor a dificuldade, além de seus sistemas de assistência no controle. Se você optar por responder que é um jogador mais dedicado, então o título automaticamente se tornará mais complexo e difícil, exigindo um nível de habilidade maior nos controles. O fato é que sempre será possível alterar ainda mais as opções relacionadas à jogabilidade e também à dificuldade do game, permitindo, assim, que o jogador extraia exatamente aquilo que espera do jogo, fazendo-o atender melhor às suas expectativas.

Agora, se você é daqueles que coloca a simulação acima de qualquer coisa, prepare-se para um dos games de corrida mais desafiadores já criados nos consoles. O título realmente conta com um nível de simulação bem interessante, levando em conta até mesmo os mínimos detalhes presentes em seu veículo, como peso, altura e torque, dentre inúmeras outros fatores. De fato, o número de customização presente em Forza Motorsport 3 é bastante elevado, possuindo inclusive algumas opções que não podem ser consideradas intuitivas, já que só fazem real sentido para os mais entendidos em automobilismo.

O game também conta com um sistema de telemetria em tempo real que mostra na tela dados como aceleração, desempenho de cada roda durante a corrida, e gráficos com dados importantes para os mais aficionados por carros. Isso dá margem a minuciosas pesquisas sobre como o seu carro reage a cada tipo de alteração feira em sua estrutura. Este sistema está disponível tanto durante os replays quanto durante as próprias corridas, funcionando como uma espécie de ''log'' do seu desempenho na pista. Um prato cheio para quem realmente curte o esporte e gostaria de uma experiência um pouco mais completa neste sentido.

Isso quer dizer que os leigos não terão a menos chance de melhorar seus carros? Felizmente a resposta é não. Apesar das informações não serem exatamente intuitivas, a interface do game é, e isso acaba facilitando as coisas. O que acontece é que para cada modificação feita, um feedback em tempo real visualizado, mostrando ao jogador que tipo de influência aquela alteração fará no desempenho do seu veículo. Além disso, o título conta ainda com um eficiente sistema de benchmark, onde é possível ver dados como velocidade e aceleração em uma simples tabela, sem a necessidade de entrarmos em uma corrida só para que estes dados possam ser visualizados.

Existe ainda um último recurso no auxílio de uma modificação mais eficiente da estrutura de seus carros. O jogador conta com a opção de Quick Update, que automaticamente leva em conta o seu estilo de jogo e o atual hardware do seu carro. Ele avalia todas estas condições e sugere o melhor upgrade possível, tornando tudo mais rápido e fácil. Você sequer precisa saber o que significa torque, cavalos de força, diferencial, balanceamento e outros termos que podem não fazer muito sentido para quem só quer se divertir com um bom jogo de corrida. Você simplesmente clica na opção, observa quão melhor estará o seu carro e paga o preço por este serviço. Simples, rápido e eficaz.

Para facilitar ainda mais as coisas, tanto para os mais experientes quanto para os novatos, é possível guardar configurações específicas dentro do HD do console. Isso permite que o jogador possa fazer alterações específicas em seus carros para cada uma das pistas disponíveis no game, mudando tudo com o alcance de um botão. Este é um recurso considerado hoje obrigatório, já que os jogos estão cada vez mais realistas e fazem uso de mínimos detalhes, como é o caso de Forza 3.

Outra novidade que tem objetivo de deixar as coisas menos difíceis para os novatos é o novo sistema de rewind do game. Assim como visto em "Grid" e "Dirt 2", "Forza 3" permite que os jogadores revejam seus movimentos que não deram certo simplesmente voltando no tempo. Não conseguiu pegar a tangente daquela curva ou viu que tentar fechar seu adversário não foi uma boa idéia? Volte no tempo e tente novamente. O problema é que, diferente dos jogos da EA, este recurso está disponível infinitamente. Você pode voltar o quanto quiser e na hora que quiser durante as corridas.

Neste caso fica a pergunta: para onde vai o desafio do game? Talvez o mais agravante esteja no fato de que o game não impõe um limite para o uso do tal recurso. Mas veja bem, estamos falando de algo totalmente opcional. Quem decide se ele será ou não utilizado é o próprio jogador, não é uma imposição. Desta forma, aquele que fizer uso do rewind mesmo no nível de dificuldade mais alto, só o fará quando realmente sentir esta necessidade, seja lá qual for o motivo. Afinal, o objetivo final dos games é divertir, não importa como você consiga isso, e neste caso o recurso acaba servindo para aproximar aqueles que gostariam de uma experiência um pouco mais maleável, e não impossível.

O andamento do título é totalmente baseado na opção Season Play. Por meio dela o jogador tem acesso a um calendário, onde é possível agendar sua participação nos próximos eventos disponíveis neste modo. A interface é bastante organizada, de maneira que você tenha uma noção clara do progresso do jogo em relação aos eventos daquele ano. Assim como os carros, os eventos também são divididos por classes. Esta é a premissa mais básica para que o jogador tenha um objetivo sólido no game: conseguir novos carros, cada um mais potente que o outro. É claro que, potência e eficiência são fatores que custam caro no mundo real, e aqui a coisa não é diferente.

São muitos eventos disponíveis, e no final de cada mês da agenda, o jogador é convidado a participar de uma competição contra os melhores corredores de uma determinada classe. Estas corridas representam a verdadeira fonte de renda do jogador e é muito importante que sua participação nelas seja sempre a melhor possível. Existe ainda outro sistema que influencia diretamente a sua evolução dentro do jogo. Trata-se do sistema de níveis do piloto e dos carros. Conforme você participa e ganha as provas, seu nível vai aumentando de acordo com a experiência adquirida. Isso permite que você ganhe o respeito de algumas marcas, contando como presente novos carros e o direito de ingressar em outros tipos de prova.

O ranking dos carros funciona de uma forma um pouco diferente. Quanto mais você corre com um carro, maior é a visibilidade da marca dele. Isso significa que quando você evolui o nível daquele carro, na verdade está ''ganhando pontos'' com aquela determinada montadora. Este plano de fidelidade tem as suas vantagens. Quanto maior o nível alcançado, melhores são as promoções na hora de adquirir um novo bólido, além de aumentar a chance de receber prêmios neste sentido. Isso torna as coisas um pouco melhores para quem prefere determinada marca e como o jogo possui um número bem extenso de montadoras e veículos, o número de opções disponíveis é bem interessante.

Vamos falar agora de uma das grandes vedetes da série: o suporte online. Como já era de se esperar, a Turn 10 não dormiu no ponto e lançou um game bastante completo neste quesito. É possível fazer praticamente tudo aquilo que se espera de um game de corrida junto com seus amigos, por meio da Xbox Live. Partidas simples, mini-campeonatos, troca de arquivos, enfim, o suficiente para que a comunidade que gira em torno do game possa viver com saúde de sobra até a chegada da próxima versão da série.

Além do excelente suporte em relação às partidas, todas sem lag e com inúmeras opções de customização, Forza Motorsport 3 inaugura o canal Storefront, uma espécie de portal de compartilhamento para quem curte o jogo. Ali é possível comprar e vender praticamente tudo que é encontrado no game. Está procurando uma boa regulagem para o carro que acabou de conseguir? É só buscar. E que tal vender aquele esquema de stencils e adesivos que tanto te deu trabalho para criar? Também é possível. Todas as transações são efetuadas usando a própria moeda do game, os Credits, dando assim um novo sentido para o dinheiro que você adquire durante as partidas. Uma maneira inteligente de manter o interesse na comunidade online e de incentivar aos jogadores a criação de novo conteúdo para o game, aumentando drasticamente sua longevidade online.

Forza Motorsport 3 obteve uma melhora gráfica bastante perceptível desde a sua segunda versão. A primeira coisa que chama a atenção são os 60fps constantes durante as corridas. Esta era uma das maiores reclamações em relação aos títulos anteriores e a resolução deste problema tornou a jogabilidade bastante fluída. Isso permitiu inclusive que o game pudesse ter uma sensação de velocidade um pouco mais real. Dependendo do carro, é possível sentir as nuances de aceleração na pista, além de ter uma maior noção do quão rápido estamos antes de entrar em uma curva, ou de prever algum tipo de batida em meio à ultrapassagens e cortes durante uma corrida.

Os cenários são belos e contam com uma iluminação bem realista. Efeitos de luz e sombra foram muito bem implementados, ainda mais se levarmos em conta que tudo isso foi feito sem que a taxa de quadros fosse comprometida. Apesar disso, vale lembrar que durante as corridas o número de efeitos é menor do que nos replays. Não é a toa que ao rever suas ações, surja a impressão de que tudo está um pouco mais belo. Como conseqüência, a taxa de quadros cai bastante durante os replays. Como se trata de um momento não interativo, o sacrifício em FPS por um visual melhor até que vale a pena.

Os menus chamam a atenção pela sua simplicidade e funcionalidade. Tudo é bem "clean" e sem maiores rodeios. O jogador sabe de cara o que cada opção faz e isso torna a navegação mais prazerosa. Como citamos anteriormente, o sistema de tuning acaba sendo beneficiado por isso, tornando aquilo que seria uma tarefa chata e altamente técnica em algo de fácil entendimento, graças a textos explicativos e gráficos que mostram em tempo real a conseqüência de suas mudanças.

E para aqueles que gostam de correr ouvindo uma boa música, saibam que Forza 3 os reserva uma ótima trilha sonora. São músicas de vários gêneros, indo do House ao Rock, mas sempre combinando perfeitamente com a proposta do game. É claro, ainda existe a possibilidade de montarmos nossa própria trilha sonora, usando as músicas que estão gravadas no HD do console, mas já de antemão adiantamos que as composições presentes no game são bem interessantes e cumprem seu papel.

Os efeitos sonoros não ficam para trás. Assim como nos games anteriores, a Turn 10 teve todo um cuidado especial com esta parte. Isso significa que cada carro presente no game teve seu ''ronco'' gravado de um original, fato que garante um realismo bem bacana ao game. As variações sonoras que acontecem naturalmente com o ambiente também seguem esta linha de realismo. O som dentro de um túnel é projetado de uma maneira, enquanto o ronco dos carros adversários são ouvidos de uma forma diferente de acordo com a distância e velocidade. Pequenos detalhes que fazem a diferença e mostram o esmero dos produtores.

Os donos do Xbox 360 podem comemorar. Forza Motorsport 3 cumpre todas as exigências para um excelente jogo de corrida. A jogabilidade é balanceada e o nível de dificuldade totalmente configurável. O número de carros e pistas surpreende e certamente dará trabalho aos perfeccionistas que gostam de destravar tudo dentro de um game. Some a isso tudo um ótimo suporte online, gráficos de primeira e som em alta definição e terá em mãos um dos melhores simuladores automobilísticos lançados até agora no mercado de consoles.

Fonte: Finalboos

Nenhum comentário:

Postar um comentário