quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

ANALISE: The Sky Crawlers Wii



Com o atraso de mais de um ano em relação ao lançamento original japonês, a XSeed Games lança no ocidente o game "The Sky Crawlers: Innocent Aces", desenvolvido originalmente pela equipe Project Aces da Namco Bandai. O time é o mesmo responsável pela série "Ace Combat" e aqui adapta o longa de animação "The Sky Crawlers", dirigido pelo mestre do estilo, Mamoru Oshii, por sua vez baseado em um romance de Hiroshi Mori.

Ao contrário do aborrecido filme de Oshii, "Innocent Aces" economiza na narrativa e tenta manter a adrenalina ao máximo ao apresentar suas 18 missões. Embora a história não se aprofunde muito, o clima é o mesmo do desenho e conta ainda com arte tirada diretamente da fonte, produzida pelo famoso estúdio Production IG. Imagine um episódio perdido de "Ace Combat" com controles de movimento do Wii e um forte senso estético para ter uma noção do que encontrar.

Realidade alternativa

O universo de "The Sky Crawlers" se passa em uma realidade alternativa em que não há mais guerras no mundo. Para simular a tensão dos conflitos, empresas privadas encenam combates aéreos estrelados por Kildren, humanos alterados geneticamente para manter sua juventude eterna até que sejam abatidos nos duelos. O jogador interpreta um dos pilotos, inicialmente chamado de Lynx, que deve subir de ranking ao enfrentar as facções rivais.
Como dito anteriormente, "Innocent Aces" funciona basicamente como "Ace Combat" e suas batalhas no estilo arcade. O game tem suporte para controles tradicionais que imitam outros jogos da série, mas inova com o uso do sensor de movimentos do Wii. Caso o jogador escolha pilotar através de gestos, deve controlar a velocidade da aeronave com o Wii Remote enquanto realiza as manobras com o Nunchuk. Não é muito fácil se acostumar com tais comandos, mas com o tempo tal recurso se mostra compensador e revigorante, mesmo com algumas falhas de captura.




Além dos controles diversificados, o esquema de manobras torna as batalhas bastante interessantes e disputadas. Entre os elementos da tela está um medidor de aproximação que, de acordo com sua graduação, permite que o piloto realize algum tipo de movimento especial que o coloca de cara com o alvo. Também é possível utilizar uma pequena lista de manobras pré-programadas em um pequeno mostrador e simplesmente acioná-las através de atalhos, o que permite a realização de abordagens complexas com apenas um toque.

A ação é o que realmente torna o jogo envolvente, uma vez que não há multiplayer online ou outros grandes modos extras a não ser por um cooperativo no qual o segundo jogador assume apenas uma mira alternativa. A apresentação conta pontos pelo material em animê e a fidelidade ao material original, pois a grande maioria dos cenários é pobre e sem graça, contando com um ou outro modelo mais inspirado. O áudio traz narrações de boa qualidade e aparentemente conta com trechos da premiada trilha de Kenji Kawai, mas em geral é bastante discreto.
Baseado no filme de animação "The Sky Crawlers", do famoso diretor Mamoru Oshii, "Innocent Aces" chega com mais de um ano de atraso no ocidente. Mesmo com gráficos medíocres para padrões atuais e uma história minimalista, a ação é variada dentro de seus limites e, em geral, de ótima qualidade. Os controles tradicionais são eficientes e o game funciona como uma continuação perdida da série "Ace Combat", com algumas adições bacanas como suporte a sensor de movimentos e um sistema de manobras pré-desenhadas. Finalmente um jogo eficaz de pilotagem chega ao Wii para preencher uma lacuna gritante em seu acervo.

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