segunda-feira, 7 de junho de 2010

ANALISE: BLUR PS3 XBOX 360



A ideia de um jogo de corrida com armas não é exatamente nova. Vários jogos já se aproveitaram da proposta, começando pelo clássico Mario Kart, passando por Death Race e resgatando a memória do incrível Rock N' Roll Racing. O fato é que games deste tipo costumam ser bastante divertidos, combinando frenéticas corridas com o combate incessante em pistas repletas de obstáculos. E foi justamente neste meio que a Bizarre Creations, conhecida pela série Project Gotham Racing, resolveu se aventurar.

O resultado desta experiência se chama Blur e é também o alvo desta análise. O princípio apresentado no game é exatamente este citado acima: um jogo de corridas onde os participantes contam com super poderes em uma espécie de vale-tudo sobre quatro rodas. Mas obviamente a Bizarre Creations cuidou para que o título tivesse sua própria identidade e é aí que Blur começa a brilhar.

A melhor forma de definir Blur é de fato compará-lo com Mario Kart, doa a quem doer. O principio básico das corridas no game é fazer uso de inusitados recursos especiais, como bolas de energia extremamente poderosas, campos de força que jogam seus adversários longe com uma descarga concentrada de energia, projéteis de plasma que acertam e retardam os controles dos carros adversários... enfim, toda uma sorte de loucas possibilidades, que acabam tornando as competições dentro do game agressivas e extremamente competitivas.

Antes de partir para a parte legal, que são as explosões, devemos lembrar que Blur ainda é um jogo de carro e como tal tem toda a sua jogabilidade baseada na boa dirigibilidade de variados veículos. E não estamos brincando quando falamos variados. Mesmo agregando somente carros, o título apresenta uma quantidade bastante satisfatória de opções, separadas em categorias distintas. Na categoria D, a mais baixa, o jogador terá acesso tanto a veículos de primeira linha como o belo Chevrolet Camaro até mesmo alguns menos prestigiados, como um fusquinha 67 totalmente enferrujado. E sabe qual é a grande graça do game? Muitas vezes o Fusca acaba se mostrando a melhor opção.

Não seria isso uma falta total de realismo? Claro que sim! Mas de maneira geral, carros também não usam pulsos eletromagnéticos na tentativa de detonar seus adversários. A grande sacada de Blur é justamente ser exagerado e fugir da realidade. Não se trata de um jogo voltado para aqueles que esperam por corridas equilibradas, carros com performance perfeitamente simulada ou qualquer outra coisa do gênero. Estamos falando de um titulo totalmente focado na diversão e no combate entre jogadores, e nisso o game dá realmente um show. Sendo assim, não se surpreenda se você vir um fusca caindo aos pedaços correndo feito louco do seu lado. A aparência pode esconder um adversário casca grossa e não uma pilha de lata velha.

Apesar de dar foco na ação, o controle dos carros ainda segue um padrão bastante semelhante ao apresentado na série Project Gotham Racing. Ainda é necessário dominar a boa aceleração de seu veículo, além de ter plena noção de quando frear, acelerar, como entrar em uma curva e tudo o mais. Antes de sair explodindo tudo, é necessário saber como fazer uma boa corrida e isso que torna Blur tão divertido. Para os amadores trata-se de um jogo onde o objetivo é detonar seu adversário com o maior número de itens. Para os mais experientes, trata-se de um game com grande foco na habilidade de controle do jogador, além de oferecer opções estratégicas de movimentos ofensivos e defensivos, tornando a jogabilidade bem mais complexa do que parece. De que lado você está?

Além de uma grande quantidade de veículos, o game também oferece uma boa variedade de pistas, que servem de palco para os mais variados eventos. As provas mais básicas são baseadas em corridas normais, cujo objetivo é terminar entre os três primeiros, assim como qualquer outro jogo. Mas logo o jogador se depara com eventos onde é necessário correr contra o tempo, passando por checkpoints, recolhendo itens especiais que adicionam úteis segundos extras ao tempo final e outras coisinhas. Também existem eventos onde o jogador precisa detonar o maior número possível de adversários, usando as armas disponíveis durante a prova. O fato é que a combinação de todos os fatores, unido ainda à diferença de jogabilidade oferecida por diferentes tipos de veículos, garante uma variação interessante para aqueles que querem fugir da mesmice dos jogos deste gênero.

Explicado o básico, vamos então ao que interessa: as armas. No total o game possui oito Power Ups, cada um com seu próprio funcionamento. São eles:

Mine: Como o nome indica, uma mina simples. O veículo que encostar nela reduzirá drasticamente de velocidade, além de perder o controle após levantar vôo por alguns segundos. Basicamente ela é deixada para trás pelo seu veículo, mas também é possível arremessá-la para frente, servindo como manobra ofensiva direta.

Shunt: O equivalente ao ''casco vermelho'' de Super Mario Kart. Ao escolher este Power Up, o adversário mais próximo à sua frente será tratado como um alvo em potencial. O efeito do impacto é o mesmo do Mine, retardando a velocidade do oponente e fazendo-o perder o controle por alguns segundos, além de pairar no ar por um breve momento. Também pode ser arremessada para trás, atuando como uma mina, só que em movimento. A desvantagem neste caso é que não existe trava de mira e acertar ou não seu adversário passa a ser uma questão de habilidade e sorte.

Nitro: Assim como em outros games de corrida, ele aumenta rapidamente a velocidade do seu carro, abrindo uma vantagem imediata sobre seus adversários. Caso o jogador coloque o direcional para trás e ative este Power Up, ele passa a agir de maneira inversa, servindo como uma espécie de freio automático de alto impacto. A primeira vista este uso pode parecer inútil, mas os mais habilidosos poderão fazer uso deste recurso na hora de executar curvas fechadas.

Repair: Talvez o Power Up de funcionamento mais simples. Ele corrige falhas presentes no seu carro, consertando qualquer dano causado por seus oponentes. O efeito é imediato e pode ser a salvação em momentos específicos.

Barge: Permite que o competidor uma forte onda de energia em um ângulo de 360 graus, ou seja, em volta de todo o seu carro. Seu uso primário é ofensivo, permitindo que os oponentes à sua volta sofram as conseqüências do impacto desta onda, mas também existe um uso defensivo para a manobra. Caso o jogador seja alvo de um Shunt adversário, ele pode esperar o momento certo para liberar a onda de energia do Barge, anulando assim o ataque adversário. Trata-se de um movimento específico e perigoso, mas de grande valia quando cominado.

Shock: Diferente dos outros, não se trata de um ataque ofensivo direto. Ao usá-lo, o jogador cria vários pilares de energia em um local mais a frente do percurso. Isso significa que vários adversários, caso estejam na dianteira, possam ter sua velocidade reduzida, abrindo vantagem para uma aproximação do jogador. A parte ruim é que você também pode ser alvo deste ataque, dependendo da sua posição na corrida, então muito cuidado.

Bolt: Permite que o jogador dispare até três partículas de energia em seguida. Caso acerte, o adversário tem sua velocidade reduzida, além de perder por um breve momento o controle do seu carro. Também é possível arremessá-lo para trás, retardando um adversário que esteja se aproximando. Neste caso, olhar no retrovisor se torna ideal na hora de fazer a mira.

Shield: O último, mas não menos importante, Power Up da lista. Como o nome sugere, ele cria uma espécie de campo de força ao redor do seu carro. Não só os ataques adversários são anulados com o seu uso, mas também as penalidades por diferentes tipos de obstáculos na pista, que eventualmente podem reduzir a velocidade do seu veículo.

Assim, temos no total seis Power Ups disponíveis nas competições. Apesar do número aparentemente pequeno de opções, existe ainda uma jogada que permite uma variedade ainda maior neste sentido. Existe um evento especial onde o jogador precisa competir contra um adversário específico em uma espécie de mano-a-mano. Ao realizar a façanha, o jogador não só ganha o carro adversário, mas também um upgrade específico para um dos Power Ups. Para exemplificar, podemos citar o do escudo, que garante não só defesa, mas também expele os adversários que tocarem em seu veículo enquanto o poder estiver ativo. A má notícia é que somente um destes upgrades podem ser carregados para a corrida, então é necessário que o jogador tenha um senso estratégico bastante desenvolvido, escolhendo o melhor upgrade para aquela determinada pista.

Existe ainda duas mecânicas importantes para a progressão do game, que é a execução de manobras específicas e a obtenção de fãs. Para destrancar novos eventos, é necessário que o jogador tenha uma quantidade específica de fãs em seu encalço. Este número serve como pontos de experiência, permitindo que seu profile suba de nível conforme novos fãs são conquistados. Mas como isso é feito? É aí que entram os movimentos especiais. Atingir três bolts seguidos em um veículo adversário garante pontos que acabam influenciando na quantidade de fãs adquiridos no fim da partida. Existe uma grande quantidade de movimentos especiais disponíveis neste sentido e cabe ao jogador encontrar as melhores combinações, conseguindo assim a maior quantidade possível de fãs.

E o multiplayer? Com toda sua mecânica voltada para a competitividade, não seria errado dizer que esta é uma das melhores partes do jogo. O suporte online do game é bastante competente, além de oferecer o dobro em relação ao limite de nível em que o jogador pode atingir, sendo 25 para a campanha offline e 50 para a multiplayer. Também estão disponíveis carros exclusivos para este modo, além de modificações específicas, tornando o seu uso praticamente obrigatório para quem quer explorar o título em sua totalidade. A organização dos eventos é bastante maleável, incluindo todos os modos presentes na campanha offline e acrescentando algumas variáveis somente disponíveis em partidas online.

Além disso, existe ainda um modo split-screen para até quatro jogadores. Apesar de oferecer a interação direta entre quatro participantes, existem algumas limitações relacionadas a ele. Em primeiro lugar, nenhum dos pontos obtidos durante as partidas deste modo são contabilizados de alguma forma. Eles até aparecem durante as corridas, mas de nada servem. Outro ponto negativo é a retirada do retrovisor quando em tela dividida. Este recurso é essencial na hora de atacar seus adversários ou para desviar de seus ataques e sua ausência torna as coisas mais complicadas.

A parte gráfica do título possui seus altos e baixos. O conjunto da obra não é tão mal, mas existem várias coisas que deixam a desejar tecnicamente. As texturas utilizadas no jogo não são exatamente excelentes, ficando bem abaixo do apresentado em outros jogos mais recentes. As batidas também não são muito convincentes, e para um jogo do tipo, a expectativa é de que pedaços dos carros voassem pelo cenário, na verdade algo longe disso. Por outro lado, os modelos dos carros são bacanas e bem feitos. Os efeitos de iluminação também são bem bacanas, assim como o visual dos ataques especiais. Os menus parecem um pouco datados e talvez exagerados, mas funcionam bem para a proposta do game.

Assim como os gráficos, o som também deixa a desejar em alguns pontos. As músicas colocadas no game são bem repetitivas, basicamente compostas por baladas Techno. O estilo até combina com o tipo de jogo, mas a escolha das faixas não foi muito acertada. Enquanto isso, os efeitos sonoros cumprem bem o seu papel dentro do jogo, sem soarem artificiais ou repetitivos, apenas bem colocados. Neste caso, um ponto acaba equilibrando o outro, e o estrago é um pouco menor do que se espera. Ainda assim, as músicas podem acabar ou não obrigando o jogador a desligá-las, no menu de opções. Questão de gosto apenas.

Blur é um game de carro que resgata as raízes dos jogos de corrida e combates de maneira bastante agradável. O desafio proposto pelo game aumenta de maneira progressiva, sem se tornar impossível. Por outro lado, o jogador é recompensado por desenvolver melhor sua habilidade, conseguindo sempre mais pontos e fazendo um uso cada vez melhor dos recursos presentes no game. Some isso a um bom suporte multiplayer, com direito a split screen, e terá em mãos um game que diverte não só em sua campanha offline, mas também na jogatina online e na reunião entre amigos.

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